Evolução

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Rótulos: nossa bula!

Meninas,

Com essa história do outro blog com os meus cardápios e desafios, resolvi prestar muito mais atenção aos rótulos e às informações nutricionais do que eu como pra anotar direitinho os ponmtos que consumo e mostrar pra vocês.
Antecipo que tá dando certo, viu? Já percebi que reduzi medidas. Mas a pesagem oficial vai ser dia 15/10!!!
Então achei essa matéria e quero dividir com as minhas guerreiras queridas que estão no desafio diário de perder peso com saúde.

Beijos a vocês e obrigada pelo apoio diário!



Dicionário dos nutrientes


Cálcio
Esse mineral é importante para fortalecer dentes e ossos. Além disso, ele previne contra a osteoporose. A principal fonte desse nutriente são os laticínios (leite e derivados).

Carboidratos
Presentes em pães, massas e cereais, fornecem energia para manter o organismo funcionando. Devem somar metade dos nutrientes ingeridos num dia.

Gordura saturada (colesterol)
É uma gordura de origem animal que, em excesso, faz mal. É o caso da gema de ovo, queijos amarelos, bacalhau, fígado e outras vísceras.

Ferro
Esse mineral importante previne e combate anemia. Está presente em vegetais escuros e carnes vermelhas.

Fibra alimentar
Encontrada em cereais integrais, legumes, frutas e verduras. Regula o intestino e previne tumores nesse órgão.

Gorduras totais
É a soma de todas as gorduras saudáveis e nocivas - que aumentam o colesterol ruim (LDL) e diminuem o bom (HDL). Deve compor menos de um terço das refeições diárias.

Gordura trans
Dá mais sabor, crocância, textura e durabilidade aos alimentos. Em excesso, faz mal. É encontrada em bolos, bolachas, sorvetes, salgadinhos, margarinas, chocolates e maioneses.

Proteínas
Formam a massa muscular e os novos tecidos do corpo, mas devem compor no máximo 1/5 das refeições. Estão presentes em ovos, carnes, leite e leguminosas.

Sódio
Principal componente do sal, regula o volume dos líquidos no organismo. Deve ser consumido com muita moderação por quem tem pressão alta.

Valor calórico
É a quantidade de energia que cada alimento nos fornece.

Por que ler o rótulo?
O rótulo funciona como um RG do produto. Com ele, é mais fácil comparar os alimentos para fazer escolhas mais saudáveis e nutritivas. Você pode, por exemplo, comparar iogurtes de diferentes marcas e levar aquele que tiver menos gordura total e mais cálcio. O rótulo é tão importante que, a partir do final de 2009, até comida de avião deverá trazer informações sobre os nutrientes.

Conheça os valores diários de referência
Também conhecidos pela sigla VD, eles representam quanto de cada nutriente uma pessoa deve consumir por dia. Trata-se de quantidades médias, porque as necessidades calóricas e de nutrientes variam de acordo com o sexo, a idade e a atividade física de cada pessoa.

Carboidratos: 300 g
Fibra alimentar: 25 g
Gorduras totais: 55 g
Gordura trans: 2 g
Proteínas: 75 g
Gordura saturada (colesterol): 22 g
Sódio: 2 g
Valor calórico: 2.000 kcal

Guia do consumidor consciente e saudável
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou um guia com todas as informações alimentares importantes. Esses dados nos ajudam a manter uma vida saudável e equilibrada. Para ler, basta acessar o site http://www.anvisa.gov.br/

3 regrinhas de ouro
- Prefira alimentos com menos de 400 kcal/100 g (400 calorias em cada 100 gramas).
- Consuma com moderação produtos com mais de 13 g/100 g de açúcar ou 1,5 g/100 g de sal.
- Fuja dos que trazem na embalagem quantidades de gordura superiores a 10 g/100 g.

6 comentários:

Ellis

Eu já lia alguns rotulos mas apenas pra ver a validade dos produtos, agora vou prestar atenção tb nos nutrientes.
valeu a dica.
bjs

Mirian

Olá!!! Obrigada pelo carinho viu, mas agora as coisas estão melhorando!!!

Adorei a matéria, e confesso que não leio muito os rotulos, a não ser as calorias...rsrs!

Bjos e um ótimo dia pra ti!!!

Dani

Passando pra conecer seu cantinho, gostei muito e vou voltar sempre hein!!
Me faz um avisitinha tb
Bjinhus

Kellen Guizella

Ok Mary, pode deixar que venho te visitar sim, vamos na luta né...bjão

Ellis

Está de parabéns.
Bjs

Mirian

Olá! Passando pra lhe desejar um findi incrivel pra ti!! Bjos mil!!!

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP