Evolução

terça-feira, 11 de maio de 2010

Parei de fumar. E agora????


Parei de fumar desde setembro do ano passado. E percebi que meus finais de semana tem sido duríssimos desde lá... Andei lendo a respeito disso. E tirei algumas conclusões importantes. Descobri uma das principais causas dos meus escorregões nos finais de semana. E pretendo corrigir isso.


Sabe quando um pudim parece irresistível (e eu nem gosto de pudim) ou quando aquela feijoada, que parecia inofensiva, transforma-se no pecado dominical e o resultado aparece na balança na segunda-feira? Pois é. A culpa é da falta de nicotina no organismo! Explico. Na verdade, a nicotina ofuscava meu paladar e meu olfato e desde que parei de fumar os alimentos, literalmente, mudaram de sabor e ficaram muito mais gostosos. Calorias em festa e prontas para atacar minha inocente dieta, caso eu não tome algumas atitudes. Parar de fumar pode fazer engordar pouco ou muito, mas engorda!

Nicotina X Metabolismo:

O metabolismo do fumante é muito mais acelerado, e a nicotina funcionava como uma espécie de inibidor de apetite pra mim. Quando parei de fumar comecei a sentir mais fome. O metabolismo acaba normalizando e, como já faz algum tempo que larguei o vício, já até voltou ao normal. Acontece que a necessidade de ingerir ou ter algo na boca para preencher o vazio do cigarro não para! E é isso que pode me levar a um aumento de peso.
Fumantes geralmente são mais magros, pois tem um desgaste energético nocivo ao organismo, provocado por modificações no metabolismo, como mudanças do ritmo cardíaco.
O aumento de peso pode variar de pessoa a pessoa, e em alguns casos, pode até haver perda de peso quando deixam de fumar. Mas, em geral, todo fumante que pretende parar deve estar consciente do risco de engordar e planejar alternativas para o problema.
Eu estava consciente. Mas não sei se me preparei o suficiente.

Atividades físicas:

Dizer “tchau” ao cigarro aguça a percepção do aroma dos alimentos, o paladar fica bem mais apurado, portanto, a gente come mais e ganha peso.
A solução seria adotar hábitos saudáveis, priorizar as atividades físicas, optar por uma alimentação mais equilibrada, livre de excesso de açúcar e gordura. Até aqui tudo ok. Continuei indo à academia, continuei na RA firme e forte. As atividades físicas desempenham um papel importantíssimo no combate ao tabagismo, pois liberam endorfina e serotonina, hormônios que proporcionam a mesma sensação de prazer provocada pela nicotina quando fumamos.

Durante a semana fica tudo muito mais fácil: trabalho o dia todo, chego em casa tarde, vou à academia à noite. Mas é nos finais de semana que eu perco o controle sobre a alimentação saudável e os exercícios. É como se eu quisesse recompensar as minhas perdas e meu sacrifício de 5 dias em dois. Não fumo, logo tenho que manter a boca ocupada com algo que libere no meu cérebro a sensação de bem estar e satisfação. E as ofertas são sempre tentadoras e deliciosas. Penso: ‘já me privo de comer e de fumar... mas um docinho, uma pizza e uma batata frita eu mereço’... e lá se vai o ‘lucro’ da semana!

7 comentários:

Maga

Como nunca fumei, não sabia disso. Já vi pessoas dizerem que fumar emagrece.

Su

Pois é, meu namorado quando deixou de fumar engordou uns 10 kilos! Eu entendo que ja é dificil deixar de fumar, quanto mais fazer dieta ao mesmo tempo! Precisas de arranjar uma estratégia para os fins de semana, nem que não seja durante uns tempos evitar essas reuniões sociais que tenham coisas mais calóricas!

Um beijo ***

http://cabecademagra.blogspot.com

Mi

Oi! Em primeiro lugar parabéns pela atitude de não mais fumar! Grande conquista amiga! Realmente dizem que quando se para de fumar tudo fica mais gostoso né? Mas não vai deixar se abalar por isso! Quem sabe se vc investir em uma at.fisica no findi (caminhada por ex) só para te deixar mais relaxada, quem sabe resolve né?

Bjocas e um dia perfeito!

Unknown

eu pensava que a pessoa quando parava de fumar engordava porque compensava a ansiedade da falta de cigarro na comida, pois cigarro é como um hábito né? aquele cigarro depois do almoço, enfim, mas sabia que o cigarro tirava um pouco o gosto dos alimentos... mas boa sorte na busca por uma solução! Ah, o encontro light em poa tá quase combinado, assim que a gente tiver uma data, aviso no blog, certo? uma quarta linda pra ti! bjus!!!

maria/andrea

Mas é assim mesmo, sabia?
Eu parei ano passado e desde então, engordei.
Claro que a culpa não foi a falta do cigarro. Eu é que comi demais.
Mas pq comi demais?
Pq sem fumar eu ocupava minha boca com comida, doces e o paladar fica outro, dá mais vontade.
Hoje, já controlo mais, mas foi muito complicado no início viu...
Beijos.

Lis Dias

Caramba fumar e parar deve ser uma barra mesmo, deve te deixar bem anciosa, mas pensa no q vc ganha em saúde né, vale muito mais a pena, força na peruca e compensa nos exercícios.
bjs e obrigadão pela força q vc me dá sempre!

Paula

ei flor bacana isso da dieta .
beijos

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP