Evolução

terça-feira, 22 de abril de 2008

Das fábulas para a vida...

Ontem meu sobrinho passou o dia comigo. Então ele pegou os livros de história e começou a pedir que eu contasse. Ao terminar de ler a primeira história, eu pensei: "Nossa! Isso merece ser refletido."

Por isso, aqui está a fábula:


A lebre e a tartaruga


A lebre vivia a se gabar de que era o mais veloz de todos os animais. Até o dia em que encontrou a tartaruga. – Eu tenho certeza de que, se apostarmos uma corrida, serei a vencedora – desafiou a tartaruga.
A lebre caiu na gargalhada. – Uma corrida? Eu e você? Essa é boa!
– Por acaso você está com medo de perder? – perguntou a tartaruga. – É mais fácil um leão cacarejar do que eu perder uma corrida para você – respondeu a lebre.
No dia seguinte a raposa foi escolhida para ser a juíza da prova. Bastou dar o sinal da largada para a lebre disparar na frente a toda velocidade. A tartaruga não se abalou e continuou na disputa. A lebre estava tão certa da vitória que resolveu tirar uma soneca.
"Se aquela molenga passar na minha frente, é só correr um pouco que eu a ultrapasso" – pensou. A lebre dormiu tanto que não percebeu quando a tartaruga, em sua marcha vagarosa e constante, passou. Quando acordou, continuou a correr com ares de vencedora. Mas, para sua surpresa, a tartaruga, que não descansara um só minuto, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.
Desse dia em diante, a lebre tornou-se o alvo das chacotas da floresta. Quando dizia que era o animal mais veloz, todos lembravam-na de uma certa tartaruga...
Moral: Quem segue devagar e com constância sempre chega na frente.



Qual seria a relação da história com a nossa Reeducação Alimentar e nossa mudança de atitude?
Simples. Se fizermos como a lebre, dermos bobeira 'pararmos pra descansar' (em finais de semana e feriados, por exemplo), acabaremos 'perdendo a corrida'.

Em compensação se agirmos como a tartaruga, firme e forte em seu passo lento mas constante (apesar dos finais de semana, feriados, férias, tentações), chegaremos antes que muita gente apressadinha que há por aí!

O recado tá dado, meu povo! Vamos confiar nosso emagrecimento à tartaruguinha que está em nós. Devagar, mas persistindo sempre, chegaremos ao glorioso e definitivo objetivo que tanto queremos alcançar.
=)

____________________________________________________________


*RA perfeita no feriado inteiro. Com direito à 'movimentação' e tudo. Hoje, de volta às caminhadas e amanhã, firme na academia!


** troquei os meus lanches da tarde por frutas (às vezes comia barrinha de cereais); vou fazer isso por uma semana pra ver se o meu intestino acorda!!!

21 comentários:

Flávia

Oi Mary!

Se formos enxergar a alimentação como "calorias ambulantes" estaremos fritas!
As pessoas "normais" não contam calorias! Eu quero ser uma pessoa normal, lidar com a minha alimentação de uma forma normal. Isso significa aprender a comer, criar novos hábitos e não virar uma calculadora ambulante, certo?

Beijos e Obrigada pelo recadinho.
Fico feliz demais.

Pedro Bello

Adorei a analogia, não foi nem preciso pensar muito para enxergar a verdade por trás disso, não é? Eu já comecei a correr, já estou quase alcançando a lebre... rs

boa semana light! bj

kel

ai que lindo Mary, eu simplismente amei a estórinha da tartaruga e adaptação que você fez para nós ficou muito, muito bom mesmo eu amei viu, obrigada por ter a inteligente ideia de transfomar a estórinha em um incentivo...bjus....T+....

www.lifediet.zip.net

Dane

Oi Mary,

Que legal essa analogia... as vezes achamos qu efds pode, dae ferrou... tem toda a razão!!!

Obrigada pelo recadinho...

Beijos,

Carlinha

Oi linda, adorei o puxão de orelha e hj mesmo to indo comprar umas frutinhas , rsrs, realmente tá com tempinho que não como frutas, só suco de polpa não vale né? Bjos, valeu pela dica!!!

Carlinha

Ahhh, meu bebê tem essa historinha, ele adora, rsrs, e no discovery kids passa essa fábula tbm, adorei a colocação que vc pôs, tem tudo a ver mesmo!!! Bjos...

marcia

amei a interpretacao...isso é uma verdade, antes devagar e sempre pois ha um obgetivo a ser alcancado...tirar descanso na RA, nem pensar

Vrnda Devi

É tb troquei os doces ( barrinhas de cereal, balinhas, bananadinhas) por frutas. to comendo mais maçã, uva e banana.

E vamos que vamos....

Bjokas

Areta

Oi amiga!

Muito legal isso que vc escreveu, excelente comparação, se fizermos assim vamos conseguir alcançar nossos objetivos, não é fácil fazer dieta, mais também não é impossível, eu ando sem paciência para ficar contando pontos, acho que agora está na hora de eu saber o que posso e o que não posso comer, e finais de semana e feriados estou fazendo igual aos outros dias, comendo normalmente, nada de exageros e guloseimas até eu emagrecer tudo o que eu quero!

Beijos e ótima quarta-feira!

Gostosura

e tem o lance do resultado rápido ser ilusório... não adianta perder um monte de peso (correr rápido) e pisar na bola recuperando tudo novamente (dormir de toca)
o lance é ir devagar e sempre
coberta de razão amiguinha

beijos tartaruguísticos!!!

Fran

Oi Mary,

Eu amo barrinhas de cereais, eu sempre como uma por dia, eu como logo depois das frutas pq eu como fruta e parece que fico com mais fome depois, assim espero meia hora e como a barrinha, assim não fico com fome, e depois que tenho comido as barrinhas meu intestino tem funcionado melhor, ainda bem!!!
Eu amo fábulas, e essa é uma das minhas preferidas!!!
Beijos!

daniela

oieeee..adorei a histórinha!!! bjo

Ana Maria

Excelente! Mais uma motivação!!

Eu ainda não consigo ficar sem as barras de cereais. Acho que são elas que me fazem não cair em coisas piores. kkkkk

CC

Olá linda!
É isso mesmo, já conhecia a história e realmente adequaste perfeitamente e estou totalmente de acordo, devagar chegamos onde os outros chegam! Falo disso no meu comment de hoje lolololol
Beijo light
CC

Diana

Oi Miga!
Recado recebido, viu?
Obrigada pela força, vc é um presente desse mundo doido da internet pra mim.
Beijão!

nita

Oieeee
Linda obrigada por seu carinho constante em meu blog :)
eu nunca tinha visto essa estorinha por esse lado, aplicando à nossa vida. Valeu e parabéns pela determinação, afinal passar o feriado sem jacar é 10!
bjão!

VIDA SIMPLES

OI !

è por ai amiga devagar mas sempre...vamos chegar lá com o nosso tempo mas o importante é chegar lá.

bjs lidi

Helen

Oi,

Pode ser sim, me passa o código html se não for te dar trabalho.. beijos... e obrigado

Fabi

Pior que se fizermos concessões à cada final de semana, vai tudo por água baixo mesmo não é?Prefiro ser a tartaruga então!!Super beijo!

Luciana-EUA

Boa analogia. Aquele lema: devagar e sempre.
Bjos e obrigada pela visita

Anônimo

Por que nao:)

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP