Evolução

sexta-feira, 29 de maio de 2009

MANUTENÇÃO


É isso aí, pessoas... Chegou a hora de parar de emagrecer e aprender a viver com meu corpo saudavelmente.

Não atingi os 55kg, mas pretendo atingí-los em 6 semanas.

Até a primavera vou me manter no peso e, no verão, se eu achar que preciso, tento emagrecer mais 3kg.

Sei que a pior etapa é esta. Não é fácil chegar ao final e bate a insegurança de conviver com a comida sem ganhar peso. Mas eu vou fazer o esforço necessário pra não perder o trabalho que tive pra chegar até aqui.

Eu lembro de dois anos atrás, quando eu pensava ser impossível perder 10kg e sonhava em acordar magra sem esforço algum. Sei que este é o pensamento da maioria. A gente não quer emagrecer, mas ser emagrecida!

Hoje eu percebo que sem fazer a escolha certa e sem meu esforço pessoal nada disso seria possível.

Eu consegui eliminar o excesso de peso. Consegui chegar a um peso saudável e me manter assim é minha atual meta.

Conto com o apoio e torcida de vocês. E me coloco à disposição pra dividir o pouco que aprendi com vocês todas, que já me ajudaram tanto nesse ano e pouco de blog.

De coração, muito obrigada!!!

=)


Algumas dicas para a manutenção do peso:



Em primeiro lugar, lembrar sempre:

    A) Beber água, praticar atividade física estimulam a 'energia' para comer menos e elevar a autoestima.
    B) Variar o cardápio é sempre um estímulo para a perda de peso!!!
  1. Evite tomar líquido durante as refeições (eles só dilatam o estômago e diluem as enzimas digestivas);

  2. Não coma nenhuma sobremesa, deixe para comê-la de três a quatro horas após as refeições;

  3. Aumente o consumo de alimentos crús: eles são fontes de fibras, vitaminas e minerais;

  4. Dê sempre preferência aos alimentos integrais, tais como: pão, arroz, farinha de trigo;

  5. Troque o açúcar refinado por melado, mascavo ou mel: eles tem bem mais cálcio e ferro;

  6. Prefira sempre o adoçante stévia, que é muito mais natural (retirado das plantas);

  7. Na hora da refeição, coma em primeiro lugar um grande prato de salada crua;

  8. Aumente o consumo de alimentos ricos em cálcio, como folhas escuras, soja, tofú, salmão, atum, sardinha, germem de trigo, gergelim;

  9. Quando estiver com muita vontade de comer doces, no lugar de balas e biscoitos, prefira frutas secas, como passas, damasco, ameixa, banana-passa. Nestas frutas, os nutrientes são bem mais concentrados;

  10. Crie o costume de comer oleaginosas diariamente como amêndoas, avelãs, macadâmias, pistache, nozes e castanha-do-pará, que contém óleos "bons" e protegem as artérias.
    Procure evitar o amendoim.

  11. Não coma nada antes de dormir, mas se isso for impossível, consuma um iogurte, uma salada de folhas ou um prato de sopa;

  12. Utilize iogurte desnatado, leite de soja ou de arroz para os matinais (cornflakes, musli, granola, etc);

  13. Evite frios (salame, presunto, mortadela, etc) pois contém muito conservantes, além de gordura saturada;

  14. Adquira o hábito de comer ao menos quatro frutas por dia. Estudos demonstram que o consumo de uma fruta por dia, diminui em 40% a chance de desenvolver câncer;

  15. Aumente o consumo de aveia na sua alimentação (com banana, na sopa, no feijão). Este cereal abaixa o colesterol, ajuda no funcionamento dos intestinos e possui uma proteína boa para o cérebro (glutamina);

  16. Evite tomar água antes de dormir, para não interromper o sono, pois é nesse período que o organismo absorve melhor o cálcio e fabrica hormônios importantes para o crescimento.

6 comentários:

Alice

Sabe o que eu acho? Que um quilo, nesta altura do campeonato, não vai fazer diferença nenhuma... rs

Ainda bem que você decidiu começar a manutenção, de verdade...

E sabe o que mais? Acho que você deve pensar num limite de peso ideal para você, do tipo: se está com 66, entre entre 65 e 67 (um a menos, um a mais)... É bom este limite, assim, você se controla para não emagrecer muito, mas ao mesmo tempo, se controla para não engordar. Viu que subiu, toca um alerta, e você já fica atenta para o que está acontecendo.

Acho que isto até faz sentido, vendo suas últimas pesagens (a oscilação que ocorre é mais ou menos assim).

Eu farei isto, quando emagrecer...

E também, vou te falar a verdade... minha meta é 69. Coloquei como desafio 65. Mas se eu não chegar neste peso do desafio, e verificar que ta difícil, vou parar onde der, e manter (para todo o sempre, amém).

Bjs (muito bom ver post seu... já te contei que li seu blog inteiro? rs).

Denny

Meu bem, me mata de orgulho, rs... Adorei as dica,s não são novidade, mas é bom lembrar, pq muitas vezes minha cabeça "finge" que esquece!


.


Bjocão meu bem, bom FDS!


FUIZ...

CC

Oi Mary!

Estou mto orgulhosa de ti!!! E esta fase vai ser complicada, secalhar até mais complicada que toda a eliminação até aqui, mas tu vais conseguir, pois tal qual cm tu disseste não vais deitar fora todo o trabalho que fizeste e cm sabemos a RA nos nossos casos tem que ser para toda a vida!

Muitos Parabéns! Foste uma lutadora e agora vais "gozar" o corpo que com tanto sacrificio conseguiste "esculpir" para ficares com o peso saudavel.

Estarei tb sp por aqui se precisares e obg tb pela força que sp dás ;o)

Bom Fim Semana
Beijo Light
CC

Oi Mary, obrigada pelo comentário, querida! Não importa o tempo que levaremos,o fato é que em termos de emagrecimento, tudo é possível, como nós mesmas já pudemos constatar. Bjs....

Ana Maria

Parabénssss, Mary!!!

Vou lá comer banana com aveia!!!!

Vania San

Parabéns!

e está certa: fazer manutenção e depois decidir, pq sabemos que não é tão fácil né?

beijos

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