Evolução

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Se tem tendência para engordar, não relaxe nunca

Selecionei esta matéria porque tem a ver com a minha história. Sou de uma família italiana de gordinhos que AMAM comer. Tenho tendência a ganhar peso por duas razões: maus hábitos (porções exageradas) e genética. E sei que tenho que me manter na linha todos os dias se não quiser recuperar quase 20kg.


Você já encarou todas as dietas do planeta — da sopa, do abacaxi, da lua, dos pontos... E após anos brigando com a balança chegou ao peso dos sonhos. Ao se olhar no espelho, grita: “Sou magra!” Devagar com o andor... “Quem foi gordo ou tem tendência para engordar irá manter a propensão. É só um gordo emagrecido”, diz Marco Antonio De Tommaso, psicoterapeuta, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. O endocrinologista Alfredo Halpern, professor da Universidade de São Paulo, faz eco na sentença. “As pessoas nascem com um corpo determinado pela genética. Não entender isso é violar e afrontar o organismo. Pior: o indivíduo pode provocar o reganho de peso.” Segundo ele, quando há essa predisposição, “forças engordativas” — substâncias e mecanismos do organismo, como metabolismo mais lento — entram em ação para engordá-la novamente. “Por isso, o controle de peso terá que ser feito para o resto da vida.”

Vire o jogo:
Se tem tendência para engordar, você só ficará magra caso tenha reeducado seus hábitos alimentares. Além de comer de forma saudável, é preciso manter o olho no tamanho das porções*, porque até mesmo os alimentos que fazem bem à saúde podem engordar se ingeridos de forma indiscriminada. Importante: quem fica que nem um ioiô cada vez terá mais problemas com a balança. “O efeito sanfona modifica o metabolismo. O organismo precisa permanecer durante dois anos no mesmo patamar para se acostumar e se manter nele. Ao afinar e engordar várias vezes num curto período, o corpo tende a retornar ao peso mais elevado”, esclarece a nutricionista Cintia Pettinati, especialista em nutrição esportiva e fisiologia do exercício e professora de educação física. Então, fique ligada: alcance o peso desejado e permita a adaptação do seu organismo ao novo patamar metabólico.


Desafio Pessoal:


57Kg

Tô feliz da vida!!! E bem empolgada pra continuar na linha...
Obrigada pela força, gurias. Vocês são minha equipe de apoio e meu incentivo maior.
Beijos.

10 comentários:

Mi

Oi linda! O titulo de hoje foi um belo tapa para mim! Tenho tendencia pelos dois fatores que citou, e vivo me sabotando como agora...aff! Mas vou virar esse jogo!

Ai que peso lindo...não vejo a hora de ser o meu :)

Parabéns linda e que logo chegue onde tanto deseja!

Bjocas mil

Liana

Uhulll!! Senti firmeza!
Continue assim querida!

Legal a matéria. É a mais pura verdade.

Bjos.
Boa quarta!

Daily Cris

Repetindo o que a Mirian disse: "Ai que peso lindo...não vejo a hora de ser o meu :)"

Parabens Mary!! E eh isso mesmo que vc disse... RA eh pro resto da vida... Ha uns 6 anos eu consegui perder 30 kg, fiquei otima, me sentia bonita, feliz... mas, por conta dos maus-habitos, recuperei tudo e agora sofro pra eliminar de vez esse mal... tenho fe que vou conseguir!

Beijo

Pri

Ai nem me fale em tendência!! Minha família é mistura de italianos e libaneses, isso significa muita comilança e família gorda!!! Mas é isso ai, não podemos relaxar nunca!! Parabéns pelo peso, um dia chego ai tambem heheh...
Beijoooss!!!

Kaká Magrela

Humm tudo haver comigo ,,, qts kilos vc ainda quer eliminar ..bjus

Daily Cris

Florzita, tem selinho pra vc no meu blog!

Dani

Parabéns minha lindona!!
tá chegando lá!!
bjinhus

Geli

verdade amiga!!!!
tenho tendencia a engordar, e to sempre de olho na RA!!!!

bjo

Olá Mary!!!!
Já estava acostumada entrar aqui e ver aquela mulher de branco com fundo azul.... levei um susto ! mudou o layout! ficou lindo! (tbém).
Tbém... vc é antiga das amigas light...
Estive sumida... mas agora voltei... recomeçando ... pra variar...
Hey! que legal vc é bióloga! heheheh... era o que eu gostaria de fazer na vida!!!! no dia da matrícula na faculdade minha mãe não deixou... de jeito nenhum... entrei na facul com 17 aninhos e formei em adm. de emp.
E depois queria fazer educação física... e a biologia não voltou para os meus planos...
mas ADORO!!!

adorei a materia... e tbém comecei no frio ao meu favor! e deu certo!

bjs

Geli

ai miga!!!!

si que tenho qe comer de manhã..
mas nao consigo!
ja tentei, mas ja chegguei a vomitar.... por isso nao forço...

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP