Evolução

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

A Banana na Minha Dieta


Meninas, algumas de vocês falaram sobre seus orientadores de RA contra-indicarem banana, mas eu consumo uma banana quase todos os dias (geralmente de manhã) por conta das corridas e dos demais exercícios.


Achei essas duas matérias e vou dividir com vocês como dicas sobre essa poderosa fruta que nem é tão calórica como se imagina:

“A banana é uma ótima fonte de energia muscular, pois é um concentrado de carboidratos, razão porque os atletas recorrem a esse aporte, após grande esforço físico.
Este fruto da bananeira possui muitos minerais, como potássio que é revitalizante do sistema muscular, o fósforo que fortalece os ossos; e o sódio e o ferro que dão vigor ao organismo.
Pessoas que fazem dieta, geralmente, cortam a banana de sua alimentação, achando que ela faz engordar, mas ao contrário, são poucas suas proteínas e o fruto tem apenas 90 calorias. Esta fruta tem muita fibra que sacia rapidamente o apetite.
Sendo muito aconselhável para problemas gástricos, sobretudo para diarréias, quando ainda está verde; e para constipação (prisão de ventre), quando está madura (MEU CASO).
Outra qualidade da banana é a de tranqüilizante, embora sua ingestão seja também recomendada para facilitar o bom funcionamento dos rins ou também para enriquecer o leite materno.
A banana não contém colesterol e possui vitaminas A, B e C, por isso imunizando o corpo.
Ela possui ainda outra vantagem, pois seu açúcar é tolerado pelas pessoas diabéticas, podendo, deste modo, adoçar a alimentação monótona e rotineira deste grupo de pessoas.” (fonte aqui)


“Se deseja uma solução rápida para baixos níveis de energia (AO ACORDAR, NO MEU CASO), não há melhor lanche que a banana. Contendo 3 açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.
Pesquisas provam que apenas 2 bananas fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes. Não é a toa que a banana é a fruta nº 1 dos maiores atletas do mundo. Mas energia não é a única forma de ajudá-lo a ficar em forma. A banana também ajuda a curar ou prevenir um grande nº de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua dieta diária.(...)
Excesso de peso e Pressão no trabalho: estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas, como chocolate e biscoitos. Examinando 5 mil pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que tinham trabalhos com maior pressão. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, precisam-se controlar os níveis de açúcar no sangue. Comendo alimentos ricos em carboidratos, como bananas, a cada 2 horas, mantém-se estável o nível de açúcar.
TPM: esqueça as pílulas e coma banana. Ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue, que afeta o humor. (...)
Fumo: elas podem ajudar pessoas que estão largando o cigarro, porque seus elevados níveis de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de potássio e magnésio, ajudam o corpo a se recuperar dos efeitos da retirada da nicotina. (...)
Estresse: potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio, que pode ser reequilibrado com a ajuda da banana, rica em potássio...” (fonte aqui)

PS: Pra variar, andei abusando no fim de semana e agora estou numa dieta líquida de 2 dias pra desintoxicar! A pesagem oficial do mês será quarta ao meio dia. A pesagem da Operação, será amanhã. Veremos...

3 comentários:

Gisele Martins

Nosssaaaaaaaaaaa que evoluçãoo..
esta evoluindo rapidinho heim...
tb com tanta determinacao, dieta liquida eh demais pra mim...ixi acho que naum ia aguentar...
Eu amo banana, mais nem sempre eu tenho vontade de comer, sismei que engordava e parei de comer um pouco ela, mais pelo jeito ela colabora...
adorei as dicas..

Otima semana

Bjo :)

Liana

Olá!
Legal as dicas.
Vou consumir mais banana!

Beijos e uma ótima semana!

Ana Maria

Adoro banana! Também costumo comer uma de manhã.

Ah! Duvido que alguém tenha engordado só por comer banana!!!! Lembro que quando cheguei aos 80 Kilos quase já nem consumia frutas.

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP