Evolução

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Fat Burners X Alimentos termogênicos

Dia desses estava pesquisando sobre suplementos alimentares na internet. Na real, eu procurava por suplementos proteicos já que não sou muito chegada em carnes... prefiro carboidratos sempre.
O fato é que agora, fazendo exercícios com muito mais regularidade que antes de emagrecer, eu preciso de proteínas (aminoácidos) para meus recentemente adquiridos... músculos!!!
Acontece que nesses sites de produtos para 'malhadores' há uma gama imensa de suplementos (inclusive carboidratos) e acabei me deparando com um tal 'fat burner'. Fique tentadíssima, pois, como o próprio nome diz, seria um auxiliar na queima de gorduras. Então comentei o fato com uma colega que é nutricionista e ela falou que é sempre melhor buscar fontes naturais dos nutrientes.
Tipo, fazer esforço pra comer carnes magras pra ter um bom suprimento de proteínas, é claro que é muito mais saudável do que misturar uma farinha industrializada no meu leite ou iogurte.
Sobre os 'fat burners' ela me orientou a pesquisar a respeito de alimentos termogênicos.

Lá fui eu atrás de informações e agora divido elas com vocês!

Pode parecer contraditório, mas comer queima caloria. Porém, é claro, que há alimentos específicos que exercem essa função no organismo, que são os chamados alimentos termogênicos. Esses alimentos possuem um efeito térmico que induzem o corpo a gastar certa quantidade de energia durante o processo digestivo. O efeito térmico do alimento varia conforme a composição da dieta, sendo maior após o consumo de carboidratos e proteína do que após a ingestão de gordura.
Quanto mais difícil a digestão, maior o valor termogênico do alimento e, por conseqüência, maior o gasto de calorias. Por outro lado, o alimento com baixo efeito térmico é consumido mais rapidamente e provoca um aumento no depósito de gordura.
Os termogênicos são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Quando os alimentos possuem condimentos, esse efeito é prolongado ainda mais, fazendo com que mais calorias sejam queimadas. As refeições com adição de pimenta e mostarda aumentam a taxa metabólica significativamente.
Entre os principais termogênicos estão: pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco e produtos derivados de chocolate.
Num plano alimentar bem elaborado e de acordo com as características da dieta de cada um, esses alimentos podem ser incluídos no dia-a-dia Mas a quantidade a ser ingerida depende das características pessoais, identificadas após uma avaliação nutricional.
Deixar de comer outros alimentos para ingerir apenas termogênicos não é uma boa idéia. A alimentação deverá ser bem balanceada, pois somente o consumo desses alimentos levaria a uma deficiência importante de nutrientes.

Então, bora escolher os que têm menos calorias e complementar nossos cardápios com eles, minha gente!!!

Beijinhos a todas e muito obrigada pelo carinho sempre.

6 comentários:

Unknown

Adorei seu blog !! bjus!!

Anônimo

Obrigada pela visita. Vou acompanhar o seu blog.

Gostei de ver derivados de chocolate incluídos na lista!

*Luka*

Valeu lindinha pela dica. Decidi que vou participar do desafio de verão 2010. Espero me superar a cada dia e nunca mais repetir os deslizes do finds passado. Estou pasma até agora com o resultado da balança...Conto muito com o seu apoio. Seu post de hoje esta muito esclarecedor... beijo grande

Anne Costa

Mary com certeza,procurar os alimentos saudáveis que ainda favorecem nosso emagrecimento é a melhor escolha.
Já pensou em comer omelete de claras com peito de peru,depois do treino?ajuda muito a recuperar a massa magra sem engordar,o ovo cozido também além de ajudar nisto dá muito saciedade.
Pode tomar um shake e acompanhar com ricota ou queijo branco,tem até um blog que a moça linda e famosa dá orientação pra quem quer adquirir massa magra o endereço é este aqui:
http://danitamega.blogspot.com/
Talvez ela posso te dá uma orientação do que comer,ela é profissional e tem um corpo lindo.

Beijos!!!

Su

Amei seu blog, li vários posts antigos. Parabéns pela conquista!
É muito bom ver histórias de sucesso como a sua, me inspiram a continuar e acreitar que tb conseguirei atingir meu objetivo, em breve. Só depende de mim!

Blog Dri Viaro

Boa quarta feira :)
bjs

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP