Evolução

terça-feira, 8 de setembro de 2009

CHOCOLATES

Hiiii... O feriado. Abafa!!!
Pais em casa, namorado, aniversário do sobrinho...
Mas tenho o resto da semana pra voltar ao meu normal.
E já comecei no jantar de ontem!
Como eu sempre falo: 'O recomeço é na próxima refeição'.

Na volta do feriadão, recebi este e-mail de uma amiga que está emagrecendo com ajuda de uma nutricionista. Achei muito interessante e resolvi compartilhar com vocês.



"Considerado o grande vilão das dietas, o chocolate é liderado como o alimento mais desejado por crianças e adultos. Batizado pelos gregos de “theobroma”, que significa alimento dos deuses, esta iguaria causa um verdadeiro fascínio entre as pessoas a ponto de fazer com que algumas fiquem viciadas, os chamados “chocólatras“.
Mas será que o chocolate é mesmo o grande vilão da dieta? Depende do bom senso de quem vai consumí-lo. O chocolate possui várias propriedades nutritivas, mas o excesso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e obesidade, devido ao seu alto teor calórico e grande quantidade de gorduras, presente principalmente nos chocolates ao leite e branco. Além disso, o excesso destes chocolates pode causar enxaqueca, irritações na pele, no estômago e no intestino.

Apesar de vilão, quando consumido moderadamente o chocolate pode trazer benefícios para a saúde, pois ele é fonte de vitaminas A, B, C, D, minarais como potássio, ferro, sódio e flúor. Além disso, pode aumentar o nível da serotonina, hormônio que traz a sensação de bem-estar que ajuda a combater a depressão e a ansiedade.


O chocolate que traz mais benefícios à saúde é o amargo, feito com cacau puro e sem gorduras do leite. Este chocolate possui flavonóides, substância antioxidante que reduz o risco de doenças cardíacas. Além disso, o cacau possui ácido oléico, que protege as artérias, elevam o HDL (colesterol bom) e diminuem o LDL (colesterol ruim).
Pesquisas comprovaram que o chocolate amargo possui uma substância chamada de treobomina, que atua no sistema nervoso e muscular, favorecendo o bom funcionamento cardíaco e prevenindo a hipertensão.

O chocolate amargo ajuda até a emagrecer. Isso mesmo! Quando consumido um pedaço pequeno de chocolate amargo (acima de 60% de cacau) em jejum, este diminui a vontade de comer doces ao longo do dia e ainda ajuda a acelerar o metabolismo, facilitando a perda de peso.
Portanto, quando consumido moderadamente, o grande vilão pode se tornar um ótimo aliado à sua saúde."

Fonte: Blog das Amélias


** Sempre que possível, eu compro uma barra de chocolate (no mínimo, 60% Cacau) e deixo no armário. Naqueles dias em que bate o desespero, guardo UM PONTO e como UM QUADRADINHO! Por ser mais 'forte', a vontade de chocolate passa na hora. E, por não ser doce, nem dá vontade de devorar tudo. Pra quem gosta realmente de chocolate, é uma ótima pedida. Agora, quem come chocolate só porque é doce... aí é melhor comer goiabada cascão!!! hahahaha...

Beijos, gatas! Ótima semana light.

13 comentários:

Lis Dias

Chocolates!! Deixe eles longe de mim!!

Paulinha

ah... quero emagrecer como você!!!

Parabéns!!!

meu blog

http://noivaemdieta.blogspot.com

line

a dica é ótima !e chocolate é uma tentaçao. por enquanto fujo deles rs

Anônimo

Goiabada, que nojoooooooooooo!!!! Nunca substituiria chocolate por algo tão ruim!

Eu também tenho escolhido mais esses com 60, 70% de cacau.

Bi =D

Oiiiiiiii lindaaaaaaaaaaaaaa......poxa eu amo chocolate...mas tem q ser ao leite ou branco...não consigo comer esse só com cacau...:(.... mas é uma excelente dica.... quando tento comer essse amargo fica me dando coisas arrepios....prefiro comer o ao leite...:(
Beijos

Unknown

aiaiai... chocolate é um perigo para mim!! vamos ver, de repente eu posso aderir ao amargo... bjus!!

Anne Costa

Mary vc está fazendo certinha,errou em uma refeição compense na próxima,assim a gente come de tudo e ainda mantém a forma né?rsrs
Quanto ao chocolate eu já tinha lido sobre isto,daí passei a comer o talento aí da foto,mas ás vezes acabo cedendo a barrona de chocolate ao leite.rsrs

Beijos e uma ótima semana!!!

Ju

Amei saber que vc agora é vitalícia!!!! Me deu um ânimo, uma força pra continuar. Parabéns!!!!
Beijos

Gordinha?Nunca mais - Ex-gordinha

Oiee guria, tem que ser , animacao sempre...se nao me entrego a preguiça, sou mae, dona de casa xiiiii, odeio faxina ahhhahah, bem...olha tem uma menina a gabi calls tá no meu post de ontem a noite, ela tinha duvida sobre os pontos do vigilante do peso, como eu nao entendo nada, sera que podes ajudar ela? ahhh e posso te roubar aquela materia da Isto é? achei bem interessante... e queria postar no blogue , porque tem muita gente q diz q empacou...mas sempre tem um pq escondido nao é mesmo hahaha? beijuuuuuu !!

line

oiiii tem selinho pra vc no meu blog ! passa lá pra pegar !beijos

Juliana

Ola!
Eu amo chocolates amargos, é verdade um pedacinho é suficiente, para saciar a vontade.
Amei as dicas
Beijoss

Blog Dri Viaro

Nham nham essa noticia é mara hein?
bjsss

Camila

vc sabe dizer qual é o teor de gordura desse chocolate?bjus

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP