Evolução

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Exercícios matam a fome

(Revista Saúde é Vital por Vanessa de Sá)




Bote a fome pra correr! Esta é de encomenda para quem vive de restrições alimentares por causa dos quilos extras, esses teimosos: um estudo inglês acaba de descobrir que os exercícios físicos são capazes de alterar o apetite. As pesquisas mostraram que as pessoas que mantiveram o peso estável por mais de um ano fora maquelas que se engajaram num programa regular de atividade física, disse à SAÚDE! Alex Johnstone, da Unidade de Nutrição Humana do Instituto de Pesquisas Rowett, que fica na Escócia.
Nunca se duvidou de que o exercício, sobretudo o aeróbico, ajuda a controlar o peso, mas os estudiosos sempre se perguntaram até que ponto ele de fato interfere na queda-de-braço contra a obesidade. O argumento, aliás, é bem conhecido: se por um lado mexer o corpo promove o gasto de calorias, por outro a queima de energia levaria a uma fome de leão, pois o organismo buscaria repor o que foi consumido.
Segundo as novas evidências, não é o que acontece. Isso anularia qualquer possibilidade de a ginástica ter efeito na redução de peso, analisa Denise Robertson, especialista em fisiologia da nutrição da Universidade Surrey, na Inglaterra. A atividade física é um dos mais importantes coadjuvantes do controle do peso no longo prazo porque, muito além de queimar energia, aumenta a saciedade, faz coro Marcelo Benedito da Silva Flores, pesquisador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.
Seu estudo com roedores submetidos a exercícios segue uma outra linha, mas, no final das contas, reforça a tese inglesa. Ele percebeu que os exercícios liberam uma substância produzida pelos músculos, a interleucina-6, que é levada pelo sangue ao hipotálamo, o centro da saciedade no cérebro. Ali se une aos hormônios responsáveis pela redução da ingestão de alimentos e pelo aumento de gasto de energia. A interleucina-6 faz com que o cérebro fique mais esperto, mais sensível à ação desses hormônios, justifica. O resultado é que, com o tempo, a sensação de saciedade tende a aumentar, sobretudo em quem faz atividade física como rotina.
Relacionar mais atividade física com menos apetite pode até soar paradoxal, mas a especialista em endocrinologia do exercício Katarina Borer, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, tem uma explicação bioquímica para isso. O organismo de quem se exercita demanda uma quantidade extra de energia, que é suprida por reservas naturais do corpo, sem requisitar mais alimento. Em outras palavras, a vontade de comer diminui consideravelmente.
Segundo Borer, a redução do apetite é maior em pessoas que praticam atividade física de forma moderada o que significa trabalhar a 40% do esforço máximo , ou intensa ou seja, a 80%. Falta agora precisar quanto tempo de prática regular produz os efeitos sobre o apetite. Mas já se sabe que a ginástica eleva os níveis de hormônios responsáveis por avisar o cérebro que o estômago está cheio. É o caso do PYY, que desliga a vontade de comer. Uma única sessão de exercícios foi capaz de reduzir o apetite por até uma hora e meia o suficiente para fazer com que os voluntários comessem menos na refeição seguinte, explica uma das autoras do estudo inglês.
James Stubbs, especialista em prevenção de ganho de peso da organização britânica Slimming World, relativiza toda essa discussão e aposta mesmo no balanço de energia. Quem não quer engordar deve estar atento no quanto come e no quanto gasta, recomenda. Se você queima 500 calorias mas ingere as mesmas 500 só conseguirá manter o peso. O problema é que muita gente vai à academia e pensa que está consumindo muito mais energia do que de fato está. Daí o abuso, que põe tudo a perder.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Voltei aos 56kg! Mantendo sempre!!!!!! Bjs. ;)

12 comentários:

Anônimo

Parabéns pelo peso! Bjs

Carlinha Fernandes

Nossa adorei!!!

Aguardo a sua visita no http://lookbookestilosas.blogspot.com/2009/06/aposte-na-versalidade-das-pecas.html o post está 10!

Mil beijos e bom final de semana.

Nossa, você leu meu pensamento... estava pensando nisso hoje quando acordei bem cedo e andei uns 40 minutos, a fome no café da manhã sumiu ... a respiração melhorou 100%... Exercícios realmente fazem uma revolução no nosso organismo...
Grande beijo e tenha um lindo final de semana!

Anônimo

Pra mim isso não acontece. Até hoje não descobri nada que diminuísse a minha fome. Quando estava na academia, comia ainda mais!!!!!

waldety

Passando para te desejar uma boa noite.
Beijinhosss...

Anônimo

Tem um selo pra você no meu blog! J’Adore tien blog! Bjs

EUZINHA MESMO

Oie, gostei muito do seu blog e desse post, pois também creio ser absolutamente impossível perder peso, sem fazer algum exercício físico!! Espero que possamos nos comunicar sempre, abraço!

waldety

Olá amiga,vim te desejar um otimo final de semana pra você.
Beijos..

Anônimo

Tem um selinho para você no meu blog! (Mágico) Bjs

Anônimo

Tem um selinho no meu blog para você: Este blog me incentiva! Bjs

Paty Roberta

Dê notícias, querida!
Estamos com saudades...

Beijos!

Anônimo

Oi linda passei aqui pra te visitar e me inspirar e dizer que estou de volta!
Beijos!!

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP