Evolução

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Exercícios matam a fome

(Revista Saúde é Vital por Vanessa de Sá)




Bote a fome pra correr! Esta é de encomenda para quem vive de restrições alimentares por causa dos quilos extras, esses teimosos: um estudo inglês acaba de descobrir que os exercícios físicos são capazes de alterar o apetite. As pesquisas mostraram que as pessoas que mantiveram o peso estável por mais de um ano fora maquelas que se engajaram num programa regular de atividade física, disse à SAÚDE! Alex Johnstone, da Unidade de Nutrição Humana do Instituto de Pesquisas Rowett, que fica na Escócia.
Nunca se duvidou de que o exercício, sobretudo o aeróbico, ajuda a controlar o peso, mas os estudiosos sempre se perguntaram até que ponto ele de fato interfere na queda-de-braço contra a obesidade. O argumento, aliás, é bem conhecido: se por um lado mexer o corpo promove o gasto de calorias, por outro a queima de energia levaria a uma fome de leão, pois o organismo buscaria repor o que foi consumido.
Segundo as novas evidências, não é o que acontece. Isso anularia qualquer possibilidade de a ginástica ter efeito na redução de peso, analisa Denise Robertson, especialista em fisiologia da nutrição da Universidade Surrey, na Inglaterra. A atividade física é um dos mais importantes coadjuvantes do controle do peso no longo prazo porque, muito além de queimar energia, aumenta a saciedade, faz coro Marcelo Benedito da Silva Flores, pesquisador da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.
Seu estudo com roedores submetidos a exercícios segue uma outra linha, mas, no final das contas, reforça a tese inglesa. Ele percebeu que os exercícios liberam uma substância produzida pelos músculos, a interleucina-6, que é levada pelo sangue ao hipotálamo, o centro da saciedade no cérebro. Ali se une aos hormônios responsáveis pela redução da ingestão de alimentos e pelo aumento de gasto de energia. A interleucina-6 faz com que o cérebro fique mais esperto, mais sensível à ação desses hormônios, justifica. O resultado é que, com o tempo, a sensação de saciedade tende a aumentar, sobretudo em quem faz atividade física como rotina.
Relacionar mais atividade física com menos apetite pode até soar paradoxal, mas a especialista em endocrinologia do exercício Katarina Borer, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, tem uma explicação bioquímica para isso. O organismo de quem se exercita demanda uma quantidade extra de energia, que é suprida por reservas naturais do corpo, sem requisitar mais alimento. Em outras palavras, a vontade de comer diminui consideravelmente.
Segundo Borer, a redução do apetite é maior em pessoas que praticam atividade física de forma moderada o que significa trabalhar a 40% do esforço máximo , ou intensa ou seja, a 80%. Falta agora precisar quanto tempo de prática regular produz os efeitos sobre o apetite. Mas já se sabe que a ginástica eleva os níveis de hormônios responsáveis por avisar o cérebro que o estômago está cheio. É o caso do PYY, que desliga a vontade de comer. Uma única sessão de exercícios foi capaz de reduzir o apetite por até uma hora e meia o suficiente para fazer com que os voluntários comessem menos na refeição seguinte, explica uma das autoras do estudo inglês.
James Stubbs, especialista em prevenção de ganho de peso da organização britânica Slimming World, relativiza toda essa discussão e aposta mesmo no balanço de energia. Quem não quer engordar deve estar atento no quanto come e no quanto gasta, recomenda. Se você queima 500 calorias mas ingere as mesmas 500 só conseguirá manter o peso. O problema é que muita gente vai à academia e pensa que está consumindo muito mais energia do que de fato está. Daí o abuso, que põe tudo a perder.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Voltei aos 56kg! Mantendo sempre!!!!!! Bjs. ;)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

(Achei isso num site e adorei)

POR QUE MANTER O PESO É TÃO DIFÍCIL?


Acredite: manter o peso requer cuidados especiais. No processo de emagrecimento é preciso dar ao organismo um período de adaptação a nova realidade, ao novo tipo de alimentação, que se apresenta.
Da mesma maneira, para conseguir manter o peso é necessário mais um período mínimo de adaptação, que vai variar individualmente, em que o indivíduo precisa manter o mesmo peso, sem grandes oscilações.
Não se deixe levar por pensamentos do tipo "agora posso comer de tudo sem restrições, já fiz muito sacrifício, agora basta!". Fique certo de que aqueles que voltam aos hábitos alimentares desregrados estão fadados ao fracasso. Monte seu prato e resista a repetir a dose. O
utra dica importante refere-se as saídas ou “furadas” do programa alimentar. O ideal é que você fure o cardápio prescrito somente 1 vez por semana, não só durante o processo de emagrecimento, mas após também, devido a necessidade de um período de adaptação.
Em saídas para bares ou restaurantes, identifique e afaste as duplinhas explosivas. Tente não combinar álcool com doce, opte por apenas um destes. Se escolher um prato principal mais calórico, abra mão do álcool e do doce. Se preferir petiscar o couvert, reduza o prato salgado e termine por aí.
Se quiser "adoçar a boca", então pule a entrada, o drinque e evite pegar um prato salgado pesado...Quando chegar ao restaurante, avalie com calma o que está com mais vontade e faça a sua escolha.
Respire fundo e nem pense em dar sinal verde para todo alimento que aparecer na sua frente.
Lembre-se: quem escolhe a comida é você e não o contrário.


PESAGEM DA SEMANA:

Antecipadamente, por conta do feriado, fui me pesar hoje.
Pra minha alegria, não só mantive, como perdi uns graminhas!!!!
=)
Estou com 55,7kg.

-300g
(mais a calça jeans que não foi descontada)

Estou mais que feliz, é claro. Mas não posso deixar que isso influencie negativamente o meu processo.
Portanto: vigilância 24h por dia!
Beijos a todas e ótimo feriado.

domingo, 7 de junho de 2009

É sopa!!!


Inverno não precisa ser sinal de quilinhos extras.
Para fugir dos excessos, especialistas sugerem investir na sopa. “Ela contribui de forma significativa para a satisfação das nossas necessidades diárias de água, vitaminas, minerais, fibras e proteínas”, afirma a nutricionista Daniella Carmargo.

Se a intenção é, além de não engordar, perder peso, deve-se estar atenta aos acompanhamentos como pães e bacon, que colocam qualquer dieta em risco. “Se feita com legumes, verduras, leguminosas e proteínas magras, a sopa substitui uma refeição completa”, afirma Daniela.

Confira algumas sugestões de receitas elaboradas pela nutricionista.


Sopa de cenoura com gengibre - Refogue meia cebola em uma colher de margarina light derretida. Acrescente duas cenouras cortadas em rodelas e duas xícaras de leite desnatado e aqueça em fogo baixo por 15 minutos ou até que as cenouras estejam macias. Transfira para o liquidificador e bata até obter um purê. Tempere com sal a gosto e uma pitada de gengibre fresco ralado. Sirva com uma colher de sopa de frango desfiado.


Sopa de abobrinha com queijo light - Doure meia cebola pequena e um dente de alho. Acrescente à frigideira um talo de alho-poro e refogue. Junte uma abobrinha picada e acrescente meio litro de água. Depois de cozidos e resfriados, bata-os no liquidificador até ficar cremoso. Dissolva uma colher de sobremesa de amido de milho em 100 ml de leite desnatado, acrescente ao creme e aqueça até engrossar. Tempere com sal a gosto e sirva com 100 gramas de queijo branco.


Sopa creme de brócolis - Refogue em uma panela meia cebola e um dente de alho. Acrescente três flores de brócolis cozido e bata no liquidificador com meio litro de água. Dissolva uma colher de farinha de trigo em 100 ml de leite desnatado, incorpore à sopa e aqueça até engrossar. Sirva com uma colher de carne moída ou uma fatia de salmão.


Sopa de Beterraba - Refogue duas beterrabas grandes picadas com alho e cebola. Bata no liquidificador e, em seguida, leve de volta ao fogo acrescentando uma colher de amido de milho dissolvido em um copo de leite desnatado. Depois de engrossar, tempere com sal e louro. Sirva com uma colher de sopa de iogurte desnatado.


(Fonte: Saúde abril.com)

Manutenção é isso:
MANTIVE MEUS 56kg ESSA SEMANA!!!
Confesso que temia aumentar alguns gramas mas ficou tudo 'no esquema'!
Ê beleza!

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP