Evolução

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Academia: como começar

Achei essa matéria bem interessante e resovi dividir com vocês. Especialmente com quem está começando ou quem pretende começar a malhar! Em azul, estão meus comentários! ;)


Você vai entrar numa academia, mas não sabe que atividade deve ou não fazer. Não se preocupe! Os professores irão orientá-lo de acordo com o seu condicionamento físico, histórico esportivo, objetivo e disponibilidade de tempo. É importante conversar com o instrutor deixando bem claras essas coisas pra que ele seja mais um aliado em nossa caminhada!
O primeiro passo é fazer uma avaliação física. Ela é indispensável para que você treine, com segurança e eficiência. A sua avaliação será analisada e somente após o resultado você poderá iniciar as atividades, procurando cada vez mais um programa personalizado, levando em conta a sua realidade. Não dá pra chegar querendo ser atleta e pegando altos pesos nem ficar se fazendo de doente pra não pegar pesado. A avaliação vai ser importante pra direcionar os exercícios de acordo com a potencialidade de cada um.
Iniciantes devem começar com as seguintes atividades: exercícios aeróbios (caminhadas na esteira, bicicleta ergométrica e transport ou cross trainer), de 3 a 4 vezes por semana, de 10 a 30 minutos, dependendo da condição física do aluno. Evite fazer aulas como step, spinning, aeroboxe, body combat. Nesta primeira etapa, que é a fase de adaptação, os exercícios devem ser de baixo impacto e baixa intensidade. Esta adaptação aos exercícios é muito pessoal, podendo variar de 2 a 6 semanas. Os alunos com bom ou excelente condicionamento físico podem pular esta fase. Mas quando a gente vem de um período de ócio e sobrepeso, o condicionamento não é ótimo, né? É bom se adaptar até pra conhecer o ambiente, as pessoas, os instrutores...

Musculação 3 vezes por semana com treino para iniciante.

Existem vários programas de musculação. O instrutor deverá estudar qual será o programa mais adequado ao aluno. É muito difícil, quase raro, uma pessoa não poder fazer musculação. Mesmo que você tenha algum problema, como problemas de coluna, ainda assim pode e deve fazer musculação. Basta comunicar ao responsável pela avaliação e ao professor ou instrutor da academia, para que estes possam montar um treino que se ajuste a você. O treino personalizado é muito agradável de fazer. A gente sente prazer em executar os movimentos porque sabemos que eles estão direcionados aos nossos objetivos. Então, procuramos fazer certinho pra poder observar os resultados.

Alongamentos antes e depois de qualquer atividade física e aulas de alongamento 2 vezes por semana.

À medida que você melhora, o professor irá aumentar a intensidade dos exercícios. Passada a fase de adaptação, muda-se o treino de musculação e então você poderá experimentar as aulas que a academia oferece. No meu caso, optei pelo combat e pelas corridas porque achei que deveria intensificar os exercícios aeróbicos. Meu próximo treino será mais direcionado à combater a flacidez que o emagrecimento causou. Não estou tão flácida porque comecei a fazer exercícios antes mesmo da RA, mas o corpo não acompanha o emagrecimento em um curto espaço de tempo. Segundo o meu irmão, minha barriga ficará 'aceitável' em dois anos de treino e corridas, no mínimo!!!
Tudo isto, na verdade, é uma regra geral e existem exceções. Questione sempre que tiver dúvidas. Um bom professor ou bom instrutor deve estar sempre atento aos alunos, evitando que estes façam movimentos de maneira incorreta. Mas, na dúvida, se ele estiver distraído ou ocupado com outro aluno, chama e pergunta!!!

Gostaram? Espero que tenha dado vontade em mais alguém... Quanto mais gente malhando, mais dicas poderemos trocar.

Bjinhos.

;)

11 comentários:

Marisa

Gostei das dicas. Também acho que devemos adequar o início à nossa condição fisica. Penso que resulta melhor condicionar o organismo gradualmente.

Beijocas

Andressa

oiee Mary
lindonaa amei as dicas eu adoro a academia quando não dá pra ir aff fico brava
beijos lindona
continue assim
fika com Deus

Anônimo

oi mary! super esclarecedora a matéria mesmo! adorei! e tu como tá?? bah que bom q na nossa terrinha ta quente né!!! beijos
dani
faxinageral.zip.net

Anônimo

Oi Mary,

Amei as dicas...´pe bom ler pra nem desistir...

Beijos!

кιкα

Olá querida

Concordo plenamente, tendo seguir realmente desde que ando no ginásio tudo o que aqui descreveste... apenas ainda não fiz avaliação fisica porque apenas estou há 1 mês, mas tenho que tratar de marcar... Ando a ganhar resistência com exercicios aerobicoa por enquanto e estou a adorar praticar exercicio ;)

Esta semana por causa de estar no turno da noite não tenho ido mas já sinto falta...

Beijo Light
CC

Ex - Gordinha

obrigada minha amiga!!!!!!! valeu por sua torcida e empolgação!!!!gostei dos posts!!! sabe q vc me tirou um pesinho da consciencia? kkk
sigo o mantra: "não vou passar vontade!", concordo!!!!!
não a ditadura da dieta!!!!!!!
bjus

Anônimo

Oii Mary!
Pra mim o único problema é o preço. Se não fosse por isso, eu faria 2 horas diárias de academia sem problemas.

Vou guardar as dicas! =)

Crista

Mary minha querida.. sou tua fã!!!

Amei o artigo ... e essa da barriguinha demorar tanto tempo para ficar legal ... me deu esperança.

mil beijocas

Anônimo

Bem legal essa matéria e seus comentários! Eu conversei muito com o instrutor e só me deixaram fazer as aulas (fiz powerjump, bodypump, bodycombat e bodybalance e RPM) porque combinamos de eu ir no meu ritmo, bem mais leve que as outras garotas, parando sempre que me sinto cansada demais... na RPM nem precisei levantar na bike...

A musculação está toda direcionada para melhorar a minha musculatura das costas, braços e peitoral (porque das pernas as aulas dão conta, mas acabo fazendo um pouquinho para pernas e bumbum também). E abdominais com calma porque minha musculatura abdominal foi "aberta" duas vezes e podem existir sequelas ainda.

Estou me sentindo muito bem. Fui com calma, no meu ritmo. Adorei!

Estou meio dolorida mas é gostoso.

Estou sempre fazendo uma hora de aeróbicos e uma série de musculação (exceto no dia do bodypump que daí faço RPM).

Acho que demorei demais para começar... mas sempre é tempo né?

beijos

Não vejo a hora de sentir a barriga flácida rsssss

Anônimo

adorei a materia, faço pilates 3x por semana e ele esta melhorando minha vida...corpo durinho e flexibilidade aumentada...beijos!

Unknown

OLÁ!!! GOSTEI DAS DICAS. MAIS GOSTARIA DE SABER O QUE DEVO ENCONTRAR EM UMA ACADEMIA PARA SE TER UMA PEQUENA CONFIANÇA JÁ NO PRIMEIRO MOMENTO.POIS NUNCA FIZ ACADEMIA. E QUE MEDICO DEVO PROCURAR PRIMEIRO ANTES DE INICIAR OS EXERCICIOS NA ACADEMIA?

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP