Evolução

quarta-feira, 19 de março de 2008

Movimentando o corpo

À tarde, enquanto eu ía pro Campus, fiquei observando as pessoas na rua. Nossa, como tem gente acima do peso, gente! E eu não acho que seja por falta de capricho. Há algo muito errado com os nosso hábitos alimentares. As pessoas não estão saudáveis.

Então lembrei de quando calculei meu IMC, dia desses, eu li as seguintes frases: ' Peso: Acima do normal. Grau de obesidade: Obesidade leve. Sua dieta alimentar (ingestão calórica) está um pouco acima do seu gasto calórico. Diminua a quantidade de alimentos ingeridos ou senão aumente a quantidade de atividades físicas.' A parte que está em negrito foi que me veio na hora em que vi as pessoas gordinhas nas ruas. As pessoas não têm noção de relacionar as atividades físicas à redução de porções alimentares.

(Veja bem: redução 'de porções'. Não estou falando em parar de comer nada. Porque comer é muito bom. E comer coisas gostosas é melhor ainda. Temos que balancear o prato e cuidar das porções.)

A atividade física é uma aliada poderosa da perda de peso e do ganho de saúde. E é aliada também da reeducação alimentar.


Tá, aí tu vai me dizer que não tem tempo pra fazer atividades físicas. Ou então que está sem grana pra academia. Pois bem, eu vou contar a história de uma senhora que eu conheço e que emagreceu 45kg. Sim, 45kg!!!!!!

Ela é baixinha (cerca de 1,50m) e chegou a pesar 100kg. Mas foi aos 55kg e não engordou mais. No início do emagrecimeto, ela não fazia atividades físicas porque tinha VERGONHA! Vergonha de ser gorda e chegar na academia, vergonha de ir caminhar no parque porque todos olhariam pra ela... Também não tinha dinheiro pra comprar esteira ou bicicleta ergométrica. Mas o emagrecimento começou a empacar e ela seguiu a sugestão de uma colega: começou a dançar em casa! Sim, uma hora por dia, ela dava um jeito de ficar sozinha e ligava a rádio numa estação que tocava pagode (o ritmo favorito dela). Colocava um tênis velho, uma camiseta e uma calça de malha e pagodeava sozinha por uma hora! Resultado? O ponteirinho voltou a descer. E ela não parou mais até atingir a meta. Hoje em dia, além de fazer dança de salão duas noites por semana com o maridão, ela ainda anda de bicicleta nos sábados e domingos de manhã, quando marido e filhos dormem. O mais legal é que parece que ela tem 20 anos a menos!

Vamos lá meninas! Vamos nos mexer!!!! Vamos ajudar a nossa RA e colocar esse ponteiro abaixo!!! Nossas vitórias virão em forma de sorrisos maravilhosos e elogios por toda parte. :)

*Segundas, quartas e sextas são dias de academia. Meu treino ainda está leve, mas como já fechou um mês, combinei com a instrutora de fazermos um novo treino (mais puxado, mais movimentado) e ela marcou pra segunda-feira, logo após a Páscoa. Perfeito.
Bom, eu acordo todos os dias às 6h50 e saio de casa às 7h20 pros exercícios. Volto por volta das 9h. Como eu sou bolsista de doutorado, meu horário é flexível, desde que cumpra os prazos de entrega de relatórios e tudo o mais. Assim, eu vou pro Campus às 9h30 e volto de noite. Por enquanto está dando pra manter esse horário porque eu não estou fazendo nenhuma disciplina. Depois, eu inverto.
Apesar de ter ficado bem chateada com a pesagem de ontem (porque eu esperava ter eliminado mais peso na segunda semana), hoje eu malhei direitinho e ainda fiz 20min de esteira. Estou dando o máximo sem pensar em feriado e viagem até chegar o momento. Não dá pra sofrer por antecipação, né? A RA também está ok e o cardápio do almoço, segundo meu irmão, foi "A Batalha dos Vegetais". :D

Obrigada pelas visitas. O incentivo é muito importante pra mim. =)

11 comentários:

Geninha

Muléééé me perdoa pela demora eu guardei o endereço do seu blog em algum lugar mas num sei onde ai ainda vou passar a limpo os blogs novos no meu cantinho ai fico nessa kkk sobre a reguinha quem fez pra mim foi a renatinha ai to esperando ela aparecer pra poder mudar pra mim pq num sei mexer nada de html entendeu rsrsrs mas to feliz 8 kg perdidos e no começo eu mesmo pensava que era fogo de palha ai depois que eu me vi emagrecendo e agora já foram 8 kg nossa eu mesmo nem acredito rsrs mas é assim mesmo e iremos ficar belass rsrs bjsss

Daiane

Obrigada pelo retorno lá no blog, gostaria de te linkar, algum problema?

Bjs e vamos mecher o esqueleto!!! :)

Renata

Menina de Deus, vc faz doutorado?
Acho que é ocúmulo da pessoa inteligente. Lindo demais. Vou falar pra todo mundo que tenho uma amiga que faz "doutorado". Rsrsrsr
Adorei sua visita e seu blog. Gostei dessa historia da senhora que emagreceu dançando pagode, é um excelente exemplo de força de vontade.
Também quero emagrecer 20 quilos, a diferença é que não sai do lugar, mas isso vai ter que mudar.
Continue firme e forte.
Beijos

Anne Costa

Oi amoreeeeee,então menina sabe que tbm eu fico olhando isto quando estou fazendo caminhada,principalmente quando faço a noite ou nos finais de semana,pessoas gordinhas,gordas ou obesas.
Aqui na minha cidade as academias ficam cheias no turno da noite,e o que me deixa mais triste é ver adolescentes e crinças acima do peso...outro dia eu e meu esposo estava observando as coleguinhas de minha filha em uma apresentação e vimos que na classe dela não têm uma pré adolescente sem barriga grande,fica parecendo um monte de lombriguetas.kkkkkkk
Tomara que as mães acordem e comece a fazer algo antes que viram adultos obesos e infelizes né?eu estou fazendo a minha parte com a filhota.rsrs

Beijokas e feliz páscoa!!!

Anônimo

Meu, eu também observo as pessoas na rua, já virou até um hábito ficar observando as diferenças...nossa, acabei lendo o que queria ter lido antes, sobre dançar em casa, to sem grana, sem tempo e sem saco! e Amo dançar, acho que vou fazer o mesmo que ela!!!Mary, passei por aqui pra te desejar uma excelente páscoa! Beijos!

Em busca da auto estima perdida

Oie...Obrigada pela Visita ..Eu tinha outro Blog mas tive que deleta-lo..e agora to com esse novinho em Folha hehehehehehe...

Nossa...eu tb penso a mesma coisa sobre as pessoas que vejo na rua ..como ta todo mundo acima do peso ..parece que antigamente não era assim... Tb atribuo a isso a tantas comidas industrializadas,.,,e ao sedentarismo ..Todo mundo anda de carro ... pra cima e pra baixo e até mesmo a simples caminhada do dia a dia... deixamos de lado ...

Bjão e uma Linda Páscoa pra Ti
Gra

Em busca da auto estima perdida

Oie...Obrigada pela Visita ..Eu tinha outro Blog mas tive que deleta-lo..e agora to com esse novinho em Folha hehehehehehe...

Nossa...eu tb penso a mesma coisa sobre as pessoas que vejo na rua ..como ta todo mundo acima do peso ..parece que antigamente não era assim... Tb atribuo a isso a tantas comidas industrializadas,.,,e ao sedentarismo ..Todo mundo anda de carro ... pra cima e pra baixo e até mesmo a simples caminhada do dia a dia... deixamos de lado ...

Bjão e uma Linda Páscoa pra Ti
Gra

Dani M.

mary!! que ótima idéia!!! vou começar a dançar..nem q seja 2x na semana! uma ótima páscoa pra ti!!! ah! te linkei lá no blog!! beijo

faxinageral.zip.net

obs: tu tinhas que liberar os comentários pra quem não tem gmail!!

beijoo

ff

PÁSCOA

É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor...

Feliz Páscoa!!!
Beijos e tenha um excelente feriado!!! :)

Denise Ferrari

Oi!!!
Legal seu blog!!
É isso aí, atividade física é essencial para perda de peso e uma vida saudável.
Eu estava pensando nisto nestes dias: vergonha de estar gorda.
A minha vergonha é não ter vergonha de estar acima do peso.
Eu vou à academia e nem vejo se as pessoas estão olhando pra mim. Fico pensando até que ponto isso é bom e até que ponto é ruim. Acho que se eu tivesse vergonha, não teria chegado no ponto que eu cheguei: engordei 30 quilos.
Mas olhando pelo lado positivo, é que eu faço exercícios na academia, sem pensar que a maioria das pessoas que estão lá, estão como o corpo bonito, estão em forma e eu com a minha barriguinha saliente, etc.
Lá no fundo eu penso: um dia eu chego lá.
Parabéns pela sua força de vontade de levantar cedo para os exercícios físicos, continue assim!!!
Beijokas e uma Feliz Páscoa!!!

uiaaaaaaa

Oi querida, como vai??
Fiquei feliz por vc ter visitado meu cantindo e pode ter certeza que virei aqui mais vezes!
Estou vendo que vc também está super determinada, com muita confiança para vencer e eliminar os quilinhos extras. Pois continue assim! Vc também está transmitindo muita força para todos nós!
Te linkei :)
Bjos

Minha Escolha   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP